Saúde e beleza

A influência da mídia nos transtornos alimentares e na autoimagem em adolescentes

Resumo

“A anorexia e a bulimia nervosa são transtornos alimentares (TAs) de etiologia complexa e multifatorial. Adolescentes são a população mais acometida por estes transtornos, apresentando casos sérios e com alta morbidade. Com a globalização e a mudança do padrão estético vigente, vem se preconizando uma imagem corporal magra e longilínea. Para se sentirem pertencentes ao meio social e perceber uma autoimagem positiva, optam pela mudança de seu comportamento alimentar de forma drástica. Este artigo propõe uma revisão narrativa da literatura, buscando discutir questões ligadas à mídia, ao padrão estético vigente e como estes podem influenciar no desenvolvimento de TAs nas adolescentes. Verificou-se que redes sociais e comunidades na internet podem influenciar o surgimento ou agravar os TAs. Intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental demonstraram alta eficácia. Observa-se a importância do trabalho multidisciplinar no tratamento desta população, com intervenções coesas e assertivas, bem como o papel fundamental da família. Mostram-se necessárias mais pesquisas empíricas que pautem o desenvolvimento de técnicas de intervenção baseadas em evidências. Estimula-se ainda a reflexão sobre como a meios de comunicação podem influenciar positivamente na desmistificação do padrão estético vigente, bem como para importância de incentivar o pensamento crítico das adolescentes acerca do que observam propagados na mídia.”

Para ler o artigo realizado pela psicóloga Aline Copetti na íntegra:

https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/2664

Advertisements

Um convite para refletir…

reflexão sobre metas psicologia porto alegre

Quando o estabelecimento de METAS está a serviço de um crescimento pessoal e profissional? E quando o cumprimento dela a qualquer custo nos torna escravos massacrados com excesso de expectativas e ansiedade? É bom ficarmos conscientes disso, pois essa é uma linha tênue que pode passar para subjugação e escravidão dos nossos próprios ideais e dos ideais que a sociedade nos coloca como norteadores, como a perfeição, o sucesso, o fazer demais, o não ter tempo…

 

Qual a diferença entre o Botox e o Ácido Hialurônico?

Botox e Preenchimento Porto Alegre

• O Botox tem a função de relaxar a musculatura, amenizando rugas.

• O ácido hialurônico é um preenchedor, utilizado para dar volume nas regiões em que é aplicado. E onde são normalmente colocados?

• O Botox é utilizado nos músculos da região frontal (testa), glabela (região entre as sobrancelhas), músculo orbicular dos olhos (região dos pés de galinha), em torno dos lábios e no pescoço.

• O ácido hialurônico é utilizado para preenchimento e aumento do volume dos lábios, além de ser utilizado em linhas de expressão muito profundas, como o sulco naso-geniano e “bigode chinês”.

Entre em contato para saber mais ou para agendar sua consulta: (51) 3328-7666

ou pelo WhatsApp da Psicoplast (51) 99712-9380

A Psicoplast é uma Clínica de Cirurgia Plástica e Psicologia em Porto Alegre / RS

 

Dúvidas sobre Botox®?

6 respostas para as perguntas mais frequentes sobre Botox®.

POST-BOTOX-2017.png

1.O que significa “Botox® Preventivo”? É a aplicação do Botox® em pessoas jovens a fim de minimizar e suavizar a formação das futuras rugas. Também auxilia pessoas com muita expressividade facial a prevenir marcas de expressão definitiva.
2.Quanto tempo dura em média uma aplicação de Botox®? Entre 3 e 6 meses dependendo do número de pontos, da dose aplicada e do tônus da musculatura de cada pessoa.
3.Em quais locais pode ser colocado? Para a melhora das rugas faciais aplica-se nos músculos da região frontal (testa), glabela (região entre as sobrancelhas), músculo orbicular dos olhos (região dos pés de galinha), em torno dos lábios e no pescoço. Clique aqui e veja onde o Botox® pode ser aplicado.
4.Posso receber anestesia para ter mais conforto durante a aplicação? Sim. Pode-se optar por utilizar creme anestésico nos pontos da aplicação.
5.Quanto tempo demora para o Botox® fazer efeito após a aplicação? O início do efeito é observado a partir do segundo dia e leva aproximadamente dez dias para atingir o máximo do resultado.
6.Além de suavizar rugas, em que outras situações o Botox® pode ser utilizado? O Botox® pode beneficiar as pessoas que sofrem de dores de cabeça e também auxilia na diminuição da sudorese axilar.

Conheça o cirurgião plástico da Psicoplast, Dr. Jones Copetti

Entre em contato através do telefone (51)3328-7666

ou do WhatsApp da Psicoplast (51) 99712-9380

A Psicoplast é uma Clínica de Psicologia e Cirurgia Plástica em Porto Alegre / RS